Benefícios à saúde com a Caminhada Nórdica

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  • Adição do trabalho dos membros superiores em cada passo, o que estimula os músculos do tórax, do dorso, dos ombros, do abdome, da coluna, além de outros grupos, incluindo tríceps e biceps. O Nordic Walking ativa 90% dos músculos do corpo, contra 70% na caminhada regular;
  • Melhoria da postura e riscos de dores lombares em função do uso dos braços e tronco;
  • Aumenta a densidade óssea dos membros superiores em decorrência da “vibração” produzida pelo movimento de “fincar os bastões” no chão (TVR – Reflexo Tônico de Vibração);
  • Aumenta a amplitude de cada passo e da velocidade da marcha;
  • Maior consumo energético, que poderá aumentar em média entre 20% e 46% comparando-se à caminhada convencional (Cooper Institute research, pesquisa trimestral de exercícios e esportes, publicação 2002);
  • Maior gasto calórico de aproximadamente 450 calorias por hora, comparado com 280 cal/h na caminhada regular sem bastões;
  • Redução do impacto sobre membros inferiores e stress articular sobre o quadril, joelhos e tornozelos e outras articulações;
  • Redução das dores e tensão da região cervical e ombros, além do aumento significativo da mobilidade lateral do pescoço;
  • Aumenta o equilíbrio e estabilidade, aumentando a segurança devido ao uso dos bastões;

A conclusão é de que a caminhada nórdica oferece mais benefícios à saúde que a caminhada convencional, o ciclismo, a corrida regular ou o jogging.

Recomendamos a prática por períodos longos de tempo, entre meia hora, uma hora, ou duas horas por vez. O rítmo deve ser constante e a frequência cardíaca deve permanecer entre 120 a 150 batimentos por minuto.

É difícil relacionar todas os inúmeros benefícios do Nordic Walking, porém, abaixo apresentamos uma relação de ganhos mais específicos relacionados a:

Controle de doenças crônicas (doenças como diabetes, artrite, neuromuscular e cardiopatias)

Nordic Walking está sendo utilizado em todo o mundo no tratamento de doenças crônicas tais como diabetes, artrite e cardiopatia. A característica de destaque da atividade é que a técnica pode ser adaptada para atender às necessidades individuais dos pacientes e fornecer resultados específicos. Destacamos:

  1. Maior estabilidade, segurança e confiança no andar;
  2. Desenvolve a coordenação e integra os principais grupos musculares;
  3. Permite a mobilidade funcional, com redução de impacto e redução da carga corporal total durante a prática da atividade;
  4. Fortalece os músculos do core;
  5. Melhora da força dos flexores do quadril e da força da dorsiflexão do pé, auxiliando a prevenção de quedas;
  6. Melhora a mobilidade articular e flexibilidade muscular;
  7. Proporciona um treinamento mais intenso, com menor percepção de esforço;
  8. Aumenta a circulação sanguínea em todo o corpo;
  9. Ajuda a melhorar a auto-imagem e acuidade mental;
  10. Aumenta o condicionamento aeróbico e os efeitos da perda de peso;

Treinamento esportivo (para atletas)

Nordic Walking é um método altamente eficaz, porém com impacto reduzido, de treinamento geral. Para atletas de todos os níveis, este modo de exercício:

  1. Equilibra os esforços realizados nos diversos segmentos corporais reduzindo assim a tensão em qualquer área específica (over use);
  2. Ajuda a fortalecer a musculatura integralmente e não apenas os grupos específicos do esporte praticado pelo atleta;
  3. Aprimora o condicionamento cardiovascular;
  4. Diminui a carga sobre ligamentos, tendões, ossos e articulações;
  5. Desenvolve a coordenação e a aprendizagem de uma habilidade motora nova, com novos padrões de movimento;
  6. Promove a resistência muscular de grupos musculares pequenos (triceps, gastrocnêmio);
  7. Opção atraente de fitness já utilizada por atletas de elite com os maiores níveis de VO2máx;

Reabilitação de lesões e recuperação pós-cirurgia

Cada vez mais, Nordic Walking está sendo prescrito por fisioterapeutas e outros profissionais de saúde como uma forma altamente eficaz de terapia de reabilitação. A técnica pode ser adaptada para atender as necessidades de pacientes específicos e para atingir seus resultados desejados.

  1. Eficaz em todas as fases de reabilitação: da aguda à crônica;
  2. Permite a mobilidade funcional com redução de peso corporal;
  3. Reconstrói o condicionamento cardiovascular de base mais rapidamente;
  4. O apoio duplo dos bastões poderá ser usado como técnica progressiva depois do uso de muletas ou bengalas;
  5. Melhora a integração e coordenação dos músculos;
  6. Equipamento mais leve, mais fácil de manipular;
  7. Aumenta a flexibilidade muscular e mobilidade articular (áreas do quadril, joelho, tornozelo e ombro);
  8. Atividade agradável e motivadora - o que resulta em maior aderência ao programa de reabilitação proposto:

Condicionamento físico

Nordic Walking é uma das modalidades de fitness mais indicadas para a melhoria da saúde em geral, aumento da resistência, perda de peso sustentável, além de proporcionar  muito prazer ao praticante.

  1. Aumenta a capacidade aeróbica e os efeitos da perda de peso;
  2. Fortalece e tonifica os músculos do core, parte superior do dorso, ombros e membros inferiores;
  3. Promove a resistência de grupos musculares pequenos;
  4. Alivia a tensão no pescoço e ombros;
  5. Aumenta a flexibilidade muscular e mobilidade articular (áreas de quadril, joelho, tornozelo e ombro);
  6. Reduz a fadiga muscular devido à carga de trabalho ser distribuida por todo o corpo;
  7. Atividade de condicionamento físico atraente e moderna, originária da elite atletas de endurance;
  8. Reduz o risco de “over use” decorrente de  lesões por se tratar de um exercício  destinado ao corpo inteiro;
  9. Agradável, atraente e propício à participação a longo prazo;

Perda de peso sustentável

Nordic Walking é uma escolha ideal de atividade para alcançar a perda de peso sustentável. A utilização de todos os grandes grupos musculares resulta em maior consumo de calorias e menos esforço percebido pelo participante. Além disso, o Nordic Walking é realizado ao ar livre, reunindo tipicamente muitas pessoas que acabam se sociabilizando em torno da prática regular do exercício;

  1. Envolve todos os principais grupos musculares, resultando em maior consumo de calorias;
  2. Reduz a carga do peso corporal nos joelhos, tornozelos e pés;
  3. Esforço percebido baixo comparado com outras atividades de maior gasto energético;
  4. Fadiga muscular e desconforto diminui devido à carga de trabalho ser distribuída em todo corpo;
  5. Utiliza um atraente e moderno equipamento esportivo;
  6. Minimiza o risco de “stress” por distribuir o peso corporal ao longo dos quatro pontos de contato com a terra (pernas e bastões/braços);
  7. Promove um efeito de “queima calórica” pós-treino mais duradouro;
  8. Envolve substancialmente o trabalho dos músculos abdominais e dorsais;
  9. Aumenta a auto-estima, auto-imagem e humor;
  10. Agradável, atraente e propício à participação de longo prazo;

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Nordic Walking

NORDIC WALKING BRASIL

A Caminhada Nórdica foi primeiramente desenvolvida como metodologia de treinamento de verãos para esquiadores. Foi à partir daí transformada em um exercício de Fitness com equipamento específico.

www.nordicwalking.com.br

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