Perguntas e Respostas Frequentes

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Como faço para começar?

Comece por encontrar um instrutor em sua região e verifique se o mesmo é realmente certificado em Nordic Walking.

» Clique aqui e encontre um instrutor

Caso você não encontre alguém próximo de si, poderá ainda:

  • Juntar-se a nós em um de nossos grupos, caso existam na região que resida. Clique aqui e conheça nossos grupos;
  • Acessar nossa página sobre a Técnica de Nordic Walking e seguir as orientações do video e dos textos. Este video encontra-se também disponível no DVD gratuito que acompanha a linha de bastões GYMSTICK™;

Pessoas de todas as faixas etárias podem praticar?

Sim, a idade não é uma barreira. Os uso dos bastões ajuda o desenvolvimento do equilíbrio e melhora muito a auto-estima à medida que a resistência, força e tonus muscular aumentam sensivelmente. Pessoas da terceira idade se sentirão muito mais saudáveis e dispostas com a prática de Nordic Walking, assim como muitas crianças e adolescentes adoram a modalidade.

Que nível de condicionamento é necessário para começar?

Mesmo que você esteja fora de forma, não haverá nenhum problema. O Nordic Walking apresenta um nível de impacto muito baixo e por isso poderá ser praticado por pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Desde uma dona de casa ao atleta de alto rendimento, a prática de Nordic Walking será recomendada como uma das mais completas formas de treinamento já conhecidas.

Por que é tão importante o uso da técnica correta?

Como em todos os esportes e, especialmente, dadas as características do NW, aprender a técnica adequada é necessário para o alcance de todos os benefícios desejados. A metodologia é resultado de extensas pesquisas científicas de biomecânica, biometria e fisiologia. Um exemplo típico do Nordic Walking é a abertura e fechamento das mãos durante a movimentação dos braços para frente e para trás, que será mais facilmente aprendida se tivermos a assistência de um instrutor. Apenas com a técnica apropriada, será possível ativar e treinar a maior quantidade de músculos, resultando em uma gama de benefícios à saúde (conheça os benefícios do NW). Uma boa técnica, controlada por especialistas, será a base para chegar ao máximo grau de rendimento.

Onde posso praticar?

A caminhada com bastões de Nordic Walking poderá ser feita em diversos terrenos como asfalto, concreto, grama ou areia e a escolha da superfície deve estar relacionada à condição física de cada praticante. Saiba mais;

Qual o investimento para praticar?

As aulas da técnica poderão custar entre R$30,00 e R$70,00 por sessão, dependendo da região que você reside e também se deseja aulas individuais ou em grupo. Os pacotes de aula são compostos de 3, 5 ou 7 sessões, até que o praticante atinja o padrão técnico ideal. Depois de ter aprendido a técnica do Nordic Walking, cada pessoa poderá optar por praticar sem assistência ou ainda manter os serviços do instrutor, que poderá a partir de então ajudar na elaboração de programas progressivos de caminhada, contrôle de intensidade e monitoramento, etc.

Os bastões poderão custar entre R$200,00 e R$300,00 (sujeito a reajuste), dependendo da estrutura e componentes de cada um. Lembre-se que bastões de Nordic Walking não são bastões de Trekking, já que os últimos são diferentes e não são adequados para a esta prática. Saiba mais;

Qual a melhor opção de bastão: altura fixa ou regulável?

Os bastões de altura fixa são seguros e duráveis e apresentam toda qualidade necessária para a prática de Nordic Walking. A estrutura mais simples os torna menos suscetíveis a problemas, já que não apresentam pontos de desgaste. Estes bastões fixos são mais baratos e os recomendamos para uso individual ou então para uso compartilhado por pessoas que tenham a mesma altura. Estes bastões não são recomendados para pessoas que viajam regularmente de avião, já que as regras aeroportuárias não permitem que os mesmos sejam transportados como bagagem de mão.

Os bastões de altura regulável (Telescopic) podem ser ajustados para uso de pessoas de alturas diferentes. Por isso, estes equipamentos são altamente recomendados para uso compartilhado em empresas, academias ou famílias. O armazenamento e transporte dos bastões reguláveis também são facilitados, já que o mecanismo de rosqueamento permite que o comprimento seja minimizado. Como última vantagem, vale lembrar que os bastões reguláveis permitem que o praticante ajuste o equipamento progressivamente, à medida que seu o condicionamento físico evolua. Saiba mais

Posso passear com meu cão enquanto pratico Nordic Walking?

Sair para praticar Nordic Walking levando o seu cão pode ser muito agradável e útil. Se você sai para passear com o cachorro pelo menos uma vez por dia, poderá praticar Nordic Walking ao invés de caminhar regularmente, e então, obter mais benefícios.

Porém, é preciso ter cuidado, pois se você tentar guiar o cão e caminhar ao mesmo tempo, poderá cair e ter problemas no manuseio do equipamento. Dica: especialmente se o cão for de maior porte, vá para um local seguro onde você possa deixá-lo sem coleira ao seu lado.

Como posso me tornar um instrutor?

Você deverá consultar nossa agenda e inscrever-se em um de nossos cursos. A participação nestes workshops é libarada a todos interessados, porém, vale lembrar que o exercício das atividades de educação física é regido pela lei nº 9696 de 01 de Setembro de 1998 e fica restrito apenas aos profissionais devidamente inscritos nos Conselhos Regionais de Educação Física. Clique para conhecer a lei.

Existem quaisquer outras formas de caminhada nórdica que podemos aprender?

Você também poderá praticar o Nordic Blading, patinação com bastões especiais. Isso envolve o emprego de técnicas avançadas de impulsão e não devem ser experimentados sem o ensino prévio adequado.

Só quero caminhar por diversão. Por que deveria experimentar Nordic Walking?

Com o envelhecimento, certas mudanças físicas ocorrem geralmente, incluindo ganho de peso, perda de massa muscular, perda de força e resistência muscular, perda de densidade óssea, diminuição da capacidade cardiovascular e, eventualmente, perda de confiança, equilíbrio e da capacidade de se manter fisicamente independente. Estas mudanças poderão ser evitadas se nos exercitarmos regularmente. Atualmente, é bastante comum que especialistas nos aconselhem a fazer exercícios aeróbicos e exercícios de fortalecimento muscular. Apesar disto, menos de um em cada quatro pessoas participam em qualquer tipo de programa regular de atividade física. Se você já caminha, está entre os 25% da população top, mas caminhar apenas, produz pouco resultado para manter a força da parte superior do corpo. O Nordic Walking trabalha simultaneamente todos os músculos do corpo e, além disso, de forma mais eficaz, evita ganho de peso, ajuda a manter a densidade óssea em geral, aumenta a capacidade cardiovascular e aumenta a confiança, melhorando o equilíbrio e a postura. Se você vai investir em exercício, o Nordic Walking é como colocar o seu dinheiro em um "banco" com uma taxa de juros significativamente mais elevada.

Por que não caminhar mais rápido apenas?

Muitos especialistas em “walking” sugerem que os melhores meios para aumentar os benefícios do exercício de caminhada é simplesmente andar mais rápido. Bem, a verdade é que existem limites fisiológicos e motivacionais para o quanto os adeptos da corrida podem aumentar sua velocidade. Caminhar cada vez mais rápido também aumenta significativamente o stress sobre o corpo. A maioria das pessoas optam pela caminhada porque é seguro e agradável. Para muitos, andar mais rápido torna o exercício menos agradável e, quanto mais rápido se anda maior a probabilidade de lesão. Não importa qual velocidade você gosta de caminhar, o Nordic Walking irá aumentar significativamente os benefícios sem qualquer aumento significativo no esforço percebido.

Como comparar o Nordic Walking com caminhar usando pesos ou cintos de resistência?

Apesar dos pesos de mão serem os implementos mais amplamente utilizados no intuito de intensificar a caminhada, os benefícios de seu uso são mínimos e os riscos associados são significativos. Enquanto você pode aumentar o custo energético entre 5-15% com o uso dos mesmos, movimentar esses  acessórios para frente e para trás aumenta muito o estresse sobre os tendões e ligamentos do ombro. A maioria dos especialistas concorda que os riscos superam os benefícios.  As caneleiras podem aumentar o custo energético em 5-10%, mas podem alterar a mecânica da marcha e gerar um grande nível de estresse nos ligamentos e tendões do joelho.

O uso de coletes com peso ou mochilas para aumentar os benefícios da caminhada também são uma má escolha. Além de aumentar o estresse  no pescoço, ombros, pés, tornozelos e joelhos, quadris e coluna vertebral reagem como se o praticante tivesse de repente ganho kilos de excesso de peso.

Em contraste com estas estratégias não recomendadas, o Nordic Walking é muito mais seguro e eficaz. O custo energético é 25% maior, sem a sensação de aumento de esforço. Em vez de aumentar ainda mais estresse nos membros inferiores, o uso de bastões realmente diminui o impacto, além das possibilidades de lesões nos joelhos, tornozelos e pés.

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Nordic Walking

NORDIC WALKING BRASIL

A Caminhada Nórdica foi primeiramente desenvolvida como metodologia de treinamento de verãos para esquiadores. Foi à partir daí transformada em um exercício de Fitness com equipamento específico.

www.nordicwalking.com.br

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