A História do Nordic Walking

  • Twitter
  • Facebook
  • Facebook
  • Favoritos
  • RSS

Seria o “Long Man” de Wilmington o primeiro do mundo a praticar e inspirar o Nordic Walking? O “Long Man” de Wilmington é uma figura gigante esculpida numa encosta do sul da Inglaterra. A figura é de um homem segurando um bastão de caminhada em cada mão. Sua origem tem sido discutida e há quem afirme tratar-se de um guerreiro anglo-saxão ou talvez um símbolo de fertilidade da idade do Ferro. No entanto, recentes achados arqueológicos sugerem que se trata de uma obra de meados do século XVI. (David Downer 2006)

O “Long Man” de Wilmington é uma figura gigante esculpida numa encosta do sul da Inglaterra. David Downer 2006

1930

Competidores de esqui cross country na Finlândia começaram a usar bastões em seu treinamento fora da temporada de inverno, quando não havia neve. Logo perceberam que isso lhes  dava uma grande vantagem e que a técnica auxiliava a manter seu coração e pulmões em melhores condições, além de garantir que os músculos dos membros superiores e inferiores permanecessem em plena forma. 

1980

O Nordic Walking começou a ser usado por mais pessoas como uma atividade física de lazer e entusiastas perceberam que estavam realizando um treino completo e divertido, além de muito fácil de incorporar no cotidiano.

1997–2000

O “Instituto de Desporto Finlandês” juntou forças com outras instituições e com o fabricante de esqui - Exel, para formatar a técnica do esporte e desenvolver bastões específicos para o Nordic Walking. Pesquisas sobre os efeitos desta maneira simples de se exercitar induziram o mercado a testá-la  como uma técnica de saúde e reabilitação.  Os resultados foram tão impressionantes que a atividade se tornou uma ferramenta importante na promoção da atividade física e programas de bem-estar em grande parte do mundo.

O Nordic Walking cresceu em popularidade em toda a Europa continental, com milhões de participantes regulares. Em alguns países europeus, como Holanda, Áustria e Alemanha, o Nordic Walking rapidamente se tornou uma atividade bastante popular com revistas específicas dedicadas à técnica, assim como roupas, sapatos e, claro, os bastões.

2011

A Escola Fitness organiza o primeiro Workshop Internacional de Nordic Walking no Brasil, com a importante presença de Risto Kasurinen, CEO da empresa Gymstick™ International e especialista na modalidade. Risto  nasceu na Finlândia e sua carreira como jovem velocista o encorajou a estudar no “Instituto de Desporto Finlandês”, onde trabalhou depois de seus estudos como professor por vários anos. Risto tem muita experiência como instrutor de Nordic Walking e é membro da INWA (International Nordic Walking Association). Com seus vários livros e cursos, ele encoraja as pessoas a conquistarem mais saúde através de manutenção de um estilo de vida ativo. Ainda neste ano tiveram início os primeiros grupos de Nordic Walking, além da inserção dos primeiros Workshops em congressos e feiras do setor de fitness no país.

Faça seu comentário

Nordic Walking

NORDIC WALKING BRASIL

A Caminhada Nórdica foi primeiramente desenvolvida como metodologia de treinamento de verãos para esquiadores. Foi à partir daí transformada em um exercício de Fitness com equipamento específico.

www.nordicwalking.com.br

Mídias Sociais

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Google +
  • RSS
  • Favoritos